Atingir um plateau, a nível de resultados nos treinos, é como esbarrar contra uma barreira que estagna o nosso progresso, e isto é comum, especialmente na meia-idade das mulheres.
Esta é uma altura da vida em que o nosso corpo está a mudar mais que nunca e as nossas vidas pessoais estão atoladas de compromissos e responsabilidades.
Quer o teu objetivo seja perder gordura, aumentar a massa magra ou melhorar a condição física geral, atingir um revés deste tipo no progresso torna tudo mais desafiante!
Como identificar um verdadeiro plateau?
Antes de virares tudo do avesso a tentar descobrir o que está de "errado" contigo (provavelmente, NADA), vamos perceber como identificar um verdadeiro plateau e como podes ultrapassá-lo.
Se tens mantido o teu plano de treinos e nutrição mas não vês mudanças no teu peso, medidas, fotos ou performance (força, energia) durante várias semanas, podes estar num plateau. Se vês melhoramentos em qualquer uma das áreas acima, então NÃO estás num plateau.
Estratégias para ultrapassar um plateau:
- Avalia a tua intensidade de treino: é muito fácil ficar na zona de conforto nos treinos, sobretudo se estás a "cortar" calorias. Podes até nem reparar que o estás a fazer, mas é importante continuar a evoluir durante o treinos e manter a intensidade elevada. Presta atenção ao teu esforço e se estás a dar mesmo tudo.
- Melhora a qualidade da tua alimentação e digestão: a qualidade daquilo que comes é tão importante quanto a quantidade. Opta por alimentos com elevado valor nutricional e que melhorem a digestão e evita os processados. Presta atenção a tudo o que ingeres: uma dentadinha disto ou daquilo, condimentos, bebidas, podem acrescentar facilmente 200 a 500 calorias extra por dia.
- Recuperação e Sono: o descanso e recuperação adequados são frequentemente ignorados. Poucas horas de sono e/ou de má qualidade podem levar a níveis elevados de cortisol (a hormona do stress) que podem impedir a perda de gordura e recuperação dos treinos. Se te sentes estagnada, assegura-te que dormes o suficiente.
- Controla o progresso além da balança: o músculo é mais denso que a gordura, portanto podes estar a perder gordura e ganhar músculo e a balança não mexer. É muito comum quando as mulheres começam a preocupar-se com a sua recomposição corporal em vez de perder kilos. Tirar aquelas primeiras fotos de progresso pode ser estranho, já passei por isso... mas vão valer ouro daqui a algum tempo para veres o caminho que já percorreste. Tira essas fotos e fica atenta aos teus níveis de força e energia. Essas mudanças dão-te uma visão muito mais real do teu progresso, muito mais do que a balança mostra.
Requer paciência, atenção aos pormenores, e por vezes, mudança de foco. Lembra-te, o progresso no fitness não é linear, muito menos, na meia idade. Eu encorajo as minhas clientes a celebrar as pequenas vitórias e, cada passo em frente, por mais pequeno que seja, é progresso. TU CONSEGUES!